Sobre a Garrafeira de Lisboa
O início
Foi na segunda metade dos anos 60 (por volta de 1966) que senti a necessidade de apresentar ao público mais exigente e esclarecido, uma variedade de vinhos e bebidas de todo o mundo, através da firma Vinalda, que tive o prazer de presidir e comandar durante mais de 40 anos, na altura situada onde hoje é a Garrafeira de Lisboa.
Assim, logo no início dos anos 70, foram dados os primeiros passos para importar, distribuir e representar Vinhos de Bordeaux, de Bourgogne, de Côtes du Rhône de Alsace, de Rhein, de Chianti, de Ribera del Duero, de Rioja, etc... para completar a oferta de vinhos nacionais que se centravam em Vnho Verde, Dão, Bucelas, Vinho do Porto e pouco mais.
Só nos anos 80 é que os vinhos portugueses começaram a acordar da crise profunda em que estiveram mergulhados pela falta de investidores na propriedade, que restaurassem a Vinha e a reconstruissem as Casas senhoriais para lhe servirem de "berço".
Com a missão clara de celebrar e partilhar o melhor do vinho, há mais de 60 anos que trabalhamos não só na comercialização de vinhos e bebidas nacionais e internacionais de qualidade, como sobretudo fomos durante décadas, agentes de inovação e criação de marcas e identidades que permitiram aos vinhos ganharem uma apresentação e um protagonismo no mercado que até à altura estava reservado aos vinhos Franceses e Italianos.
As marcas "Quinta do Côtto", "Palácio da Brejoeira", "Quinta do Carmo", "Casa de Santar", "Marquês de Borba", "Prova Régia" entre outras, são bem o exemplo do marketing dinâmico que ajudámos a desenvolver para se apresentarem hoje como "ícones" de referência nos Vinhos de Portugal.
O Espaço
O espaço que hoje é ocupado pela Garrafeira de Lisboa foi escolhido e preservado, tendo sido decorado ao longo da sua existência para apresentar e respeitar as facetas de que o vinho necessita; Temperatura, Silêncio e Arte sensorial para gáudio do espírito e do desejo.
Com mais de 750m2 de exposição e 1.000m2 de armazém, este espaço é sem dúvida, mais que uma loja, é um espaço de reunião multi facetado, dedicado ao vinho e à partilha de conhecimento a ele dedicado.
Para além do espaço de exposição e loja, contamos com um auditório com capacidade para 30 pessoas, e temos recebido vários eventos, provas e cursos de iniciação á enologia que muito orgulho nos trás.
A missão
A Garrafeira de Lisboa é um negócio familiar, um negócio de amor e respeito pela arte e pelo vinho, que exige uma enorme dedicação e experiência para podermos constantemente inovar e apresentar uma vasta gama de vinhos provenientes de pequenos produtores, revelações do mercado nacional e internacional, grandes marcas, raridades e vinhos de guarda e claro, as nossas melhores sugestões, para satisfação de todos os que têm a Garrafeira de Lisboa como a sua garrafeira de seleção, e aos novos clientes que todos os dias recebemos e apoiamos com a nossa experiência, para que possam sair satisfeitos com as suas compras.
Venha visitar-nos na Avenida Sacadura Cabral 45A, no Campo Pequeno em Lisboa, e faça deste o seu espaço de cumplicidade com o universo únido do Vinho.
Ainda há muitas estórias por decantar.
José Casais
Fundador